AlexandreCampbell's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Connect Moderator

Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Entrada da Reserva da Jaqueira, com a inscrição em Patxohã: "Kaeha Pataxo Kartenig", que significa "Aldeia Pataxó da Jaqueira" (foto: local guide @alexandrecampbell)Entrada da Reserva da Jaqueira, com a inscrição em Patxohã: "Kaeha Pataxo Kartenig", que significa "Aldeia Pataxó da Jaqueira" (foto: local guide @alexandrecampbell)

 

 

Você gostaria de conhecer uma aldeia índigena, assistir apresentações culturais e religiosas e aprender mais sobre os povos originários do Brasil e sobre uma parte da história do nosso país que nem sempre é ensinada nas escolas? Em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, tudo isso é possível. Trata-se da Reserva da Jaqueira, uma área indígena da Etnia Pataxó, que oferece opções de etnoturismo de segunda a sábado. O acesso à Aldeia é pago e há no local também uma loja de artesanatos. Com isso, a comunidade indígena consegue gerar renda e apoiar a preservação ambiental - um dos destaques da Jaqueira é que ela está em uma área de mais de 800 hectares de mata atlântica preservada. 

 

Museu Pataxó, na Aldeia da Jaqueira (Foto: local guide @alexandrecampbellMuseu Pataxó, na Aldeia da Jaqueira (Foto: local guide @alexandrecampbell

 

 

A nota da Jaqueira no Google Maps (4.8, com mais de mil avaliações) não deixa mentir: o local é, de fato, muito especial. 

 

Foto do exterior de um "kijeme", local onde acontece ritos culturais e religiosos. (foto: local guide @alexandrecampbell)Foto do exterior de um "kijeme", local onde acontece ritos culturais e religiosos. (foto: local guide @alexandrecampbell)

 

 

A visita guiada à Jaqueira ajuda a entender um pouco mais sobre a história dos povos indígenas e a história do Brasil. Afinal, foi na região de Porto Seguro que os portugueses chegaram pela primeira vez ao Brasil e o povo Pataxó foi o primeiro povo indígena a ter contato com com os invasores. “Aqui contamos a história do nosso povo, que muitas vezes não está nos livros, sobre os invasores que tomaram nossas terras”, me contou um índígena, sem ressentimento, mas ressaltando a importãncia de que todos saibam a história.

 

Interior de um kijeme pataxó, local de apresentações culturais e ritos religiosos (foto: @localguide AlexandreCampbell)Interior de um kijeme pataxó, local de apresentações culturais e ritos religiosos (foto: @localguide AlexandreCampbell)

 

 

Durante o passeio na Aldeia, o visitante assiste apresentações religiosas e culturais. Muitos cânticos são entoados na lingua Pataxó, batizada pelos indígenas de PATXOHÃ (se lê pachiorrã, em português), que se significa língua de gerreiro. Aliás, a Reserva da Jaqueira, junto com outras comunidades pataxós da região, está em um processo de resgate do idioma, que até pouco tempo era falado apenas pelos idosos. Hoje, há diversas escolas indigenas na região, com educação bilingue (português e patxohã). Na Jaqueira, você vai ver inclusive, muitas placas e sinalizações no ídioma indígena.

 

Interior de uma escola indígena pataxó, onde alunos tem aulas também no idioma patxohã.Interior de uma escola indígena pataxó, onde alunos tem aulas também no idioma patxohã.

 

 

Loja de Artesanatos indígenas (local guide @alexandrecampbell)Loja de Artesanatos indígenas (local guide @alexandrecampbell)

 



Se você viajar a Porto Seguro, não deixe de visitar a Reserva da Jaqueira. Você vai aprender sobre a cultura do Brasil, ver lindas apresentações culturais e também colaborar com a preservação da cultura indígena e das nossas florestas.

 

Dica: o trajeto mais rápido mostrado pelo Google Maps é pelo bairro Paraíso dos Pataxós, porém o melhor trajeto é pegando a Orla, em sentido a Santa Cruz de Cabrália (vá nesse sentido que o Google Maps vai recalcular, há placas na estrada).

 

Auêry! (Obrigado, em Patxohã)

Porto Seguro, BA, Brasil
9 comments
Level 10

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

@AlexandreCampbellExcellent post

SANJAY KUMAR DATTA
Level 8

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Muito bacana sua postagem @AlexandreCampbell 

@CMSouza
Level 10

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Gostei muito do post. Fiquei com vontade de visitar a aldeia e conhecer a cultura Pataxó!!! Parabéns Alexandre!!!

Level 9

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

@AlexandreCampbell que lugar espetacular meu amigo.

Parabéns pela postagem, eu amei e fiquei muito curiosa em conhecer pessoalmente.

Karen Alves Gaspar
Brazilian living in Canada
Local Guide Level 9
Instagram: @firstkalves
Connect Moderator

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Vale muito a pena conhecer quando estiverem em Porto Seguro, @GasparKaren @GloriaAccioly @CSouza, Obrigado pelos comentários!

Level 10

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Very interesting post, dear LG friend @AlexandreCampbell,

Very well conceived, written and presented post - congratulations! 

The photos are very appealing and contextual. 

How much will be entry fee? 

What about some food? Any cafeteria? 

Ethno-tourism is not very popular in India - of course, more popular is the cultural Tourism.

Thanks for sharing these interesting details. 

🤝🌹👍

Oh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform meOh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform meOh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform meOh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform meOh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform meOh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform meOh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform meOh...sorry... if the Photo is missing, kindly inform me

Level 10

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Hello @AlexandreCampbell,

 

This place is really amazing the way you have described. The pictures are too good.

Thanks for sharing. 

Indian National FlagThree-time Connect Challenge Winner BadgeAccessibility Challenge BadgeConnect Challenge BadgeTRAC NOVICE Badge

My Map | My Insta | My Post Gallery


Coach I Mentor I Photographer I Traveler

Level 8

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Excelente dica! 

Vou marcar no Maps para conhecer também quando eu for para Porto Seguro também! 

Um forte abraço amigão! 😉 

Luiz de Freitas ॐ #LocalGuidesBrasil
https://www.instagram.com/luizdefreitas
https://www.youtube.com/user/luizdefreitas
Level 8

Re: Reserva da Jaqueira: indígenas preservam natureza e promovem o etnoturismo em Porto Seguro

Olá @LuizDeFreitas73 siga meu perfil , não sei compartilhar aqui kkkkk 

@CMSouza