O Brasil não tem um carnaval. O país, na verdade, tem vários carnavais. Dependendo da região do País, ou até mesmo dentro da mesma cidade, há diversas formas de se comemorar essa festa. Outra coisa importante de se saber que o carnaval não é uma festa de “apenas quatro dias”, e há muitas festas que chamamos de carnaval antecipado, que já estão acontecendo em vários lugares.
Hoje, eu quero falar particularmente de um evento que aconteceu no último final de semana na minha cidade natal, chamada Conservatória, um lugarejo de aproximadamente quatro mil habitantes no Estado do Rio de Janeiro (você pode ler mais sobre o lugar, nesse post que escrevi sobre 5 destinos turísticos no Estado do Rio de Janeiro).
O evento oficialmente chama-se “Batalha de Confetes” e é uma espécie de Carnaval à moda antiga. O gênero musical predominante é a “Marchinha”, que foi muito popular no início do século XX no Brasil. São músicas de letras simples e geralmente tocadas por uma banda com instrumentos de percussão e sopro similares aos usados pelas bandas militares. Uma outra curiosidade é que uma das cantoras brasileiras mais famosas de todos os tempos, Carmem Miranda (1909-1955), foi também uma das principais cantoras do gênero.
Além de um gênero musical mais antigo, o que também caracteriza o carnaval fora de época é que é uma festa democrática, em que participam pessoas de todas idades, e com um nível grande de segurança. Você vai ver pessoas que não se conhecem dançando juntas e até fazendo o tradicional trenzinho.
Ah, claro, outra coisa que precisa entender é que nem todo brasileiro gosta de carnaval. Eu particularmente gosto, mas prefiro o tipo de carnaval que acontece na minha cidade natal aos grandes Desfiles de Escola de Samba que acontecem no Rio de Janeiro e em São Paulo, ou aos megaeventos que acontecem em cidades como Recife e Salvador.
Aos meus amigos do Brasil, eu gostaria de perguntar, como é comemorado o carnaval na sua cidade? Você gosta de Carnaval e vai cair na folia ou vai aproveitar os dias de folga para viajar e descansar para regiões onde não há carnaval?
Aos meus amigos do Exterior, minha questão é: há carnaval no seu país? Eu sei que em Veneza, na Itália, há um carnaval tradicional (talvez o @ErmesT possa nos contar um pouco), assim como em Nova Orleans, nos Estados Unidos ( @lynneannec você já foi ao carnaval em Nova Orleans?). Eu também que o carnaval é muito forte na costa norte da Colômbia, principalmente na cidade de Barranquilla. Talvez algum Local Guide colombiano também possa compartilhar um pouco conosco sobre como é a festa no nosso país vizinho
Aproveito para compartilhar duas fotos e dois pequenos vídeos que gravei em Conservatória no último final de semana!