Comidas típicas do nordeste do Brasil

A culinária do Nordeste é bem diferente do Sudeste, digamos que uma comida mais “forte”, mas bem saborosa, eles carregam no coentro e no Sudeste usamos mais salsinha.

Algumas frutas também só conseguimos encontrar naquela região, algumas eu já conhecia e outras ainda não, experimentei o sapoti (parece uma mistura de goiaba com pêssego) e o jambo rosa, me fartei de comer abacaxi, o abacaxi de lá é o mais doce que já comi em toda a minha vida.

Logo no café da manhã já entrega que estamos no nordeste: Bolo de rolo e tapioca.

O bolo de rolo é tipo um rocambole, mas a massa é feita em 7 camadas e muito fina, o tradicional é o de goiabada e na minha opinião o mais saboroso, provei de várias marcas, todos são deliciosos, mas o mais tradicional é o da Casa dos Frios, esse tem um sabor incomparável.

A tapioca tem em dois formatos, a tradicional feito uma panqueca e dobrada ao meio e outra tipo um bolinho, eu prefiro o bolinho que é mais prático para comer.

Eles também comem bastante carne de bode, eu experimento todo o tipo de comida, mas sou resistente com carnes diferentes, resolvi me aventurar em um dos restaurantes e experimentei o bode ensopado e o churrasco de bode, a carne estava bem macia e saborosa, se eu não soubesse que era de bode, teria comido tudo, mas mesmo gostando, o efeito psicológico de saber que era de bode falou mais alto e eu não consegui comer tudo, apenas provei, quem sabe em uma próxima oportunidade eu como.

O bolo Souza Leão também é típico e é feito com farinha de mandioca, é bem saboroso.

A coxinha não é típica de Pernambuco, mas é legal pela história, em 1987 dois irmãos gravataenses subiam nos ônibus para vender lanches, com o tempo, as coxinhas foram fazendo sucesso e eles ampliando os negócios, hoje é uma rede de lanchonetes.

Claro que eu tinha que experimentar a coxinha: ela é gostosa para quem gosta de mais recheio do que massa, eu gosto daquela massinha, então não é a minha coxinha favorita, experimentei a clássica de frango e carne de sol.

Rapadura também é um clássico do Nordeste, hoje encontramos rapaduras com vários sabores.

Baião de dois, arroz misturado com feijão e outras coisas, há vários tipos, eu gosto quando tem linguiça e queijo coalho.

Os drinques de lá também são tem nomes bem criativos, geralmente em alusão as sogras.

Caldinhos: tipo uma sopa, mas sem macarrão ou arroz, só o caldo mesmo, achei bem saboroso.

Por ser muito próximo de Maceió, encontrei as bolachas de Maragogi, sim lá é bolacha também, nada de biscoito, uma delícia.

Ainda tem outras comidinhas gostosas: castanhas de caju, bolachinhas feitas com mandioca, queijo coalho, escondidinho, cocada (essa também é clássica), coco amarelo (mais docinho), bolachoes, fruta do conde, jaca e outras delícias.

19 Likes

@alexandradias , voice acha que é justo você esfregar esse monte de comida gostosa na nossa cara? Hahaha

Eu adoro comida nordestina, teria comido tudo isso que você fotografou. Por sorte tenho uma viagem marcada para o nordeste e agora vou ficar contando os dias para ir. Ficou tão bom o post que eu nem vou entrar na polêmica da bolacha hahaha

2 Likes

@AlexandreCampbell ahahahahah bolacha x biscoito

Se for a Recife, não deixe de experimentar o bolo de rolo da casa dos frios, tinham me falado que é o melhor, como eu adoro bolo de rolo, como qualquer um, mas esse realmente é sensacional, se não tiver tempo de comprar na viagem, tem um quiosque no aeroporto.

1 Like

Anotado aqui, @alexandradias , rs. Eu também gosto de bolo de rolo e vou fazer questão de experimentar dessa casa. Obrigado pela dica :wink:

1 Like

This content has been removed.

1 Like

Hi @alexandradias @user_not_found ,

I love the post and your attraction towards my favourite fruits and foods especially Custard apple is my weakness. Thank you very much for this tasty post.

1 Like

Hi @alexandradias

Thank you very much, I’m glad for your interaction.

1 Like

Eu sou nova em Brasil. Estou ansiosa por tentar tudo isso :yum: :yum: Obrigada por compartilhar!

1 Like

Hello @alexandradias beautiful writeup with great description.

I only know a few of the stuffs you shared. I like pineapple, coconut and cashew nuts alot.

Thanks for sharing it here with us on connect.

2 Likes

@KeyUrbina bem vinda ao Brasil, espero que goste! De uma olhada nos meus outros posts, há vários lugares legais para serem visitados, o @AlexandreCampbell faz uns bens legais da região dele e a @user_not_found do sul do Brasil

2 Likes

Es magnífico

2 Likes

Oi @KeyUrbina , bem vinda ao Brasil

Fique a vontade para ler meus últimos textos. Se quiser saber algo do Brasil, fiquei a vontade para perguntar. Você vai adorar o Brasil.

@alexandradias , obrigado pela tag.

Abraços