A culinária do Nordeste é bem diferente do Sudeste, digamos que uma comida mais “forte”, mas bem saborosa, eles carregam no coentro e no Sudeste usamos mais salsinha.
Algumas frutas também só conseguimos encontrar naquela região, algumas eu já conhecia e outras ainda não, experimentei o sapoti (parece uma mistura de goiaba com pêssego) e o jambo rosa, me fartei de comer abacaxi, o abacaxi de lá é o mais doce que já comi em toda a minha vida.
Logo no café da manhã já entrega que estamos no nordeste: Bolo de rolo e tapioca.
O bolo de rolo é tipo um rocambole, mas a massa é feita em 7 camadas e muito fina, o tradicional é o de goiabada e na minha opinião o mais saboroso, provei de várias marcas, todos são deliciosos, mas o mais tradicional é o da Casa dos Frios, esse tem um sabor incomparável.
A tapioca tem em dois formatos, a tradicional feito uma panqueca e dobrada ao meio e outra tipo um bolinho, eu prefiro o bolinho que é mais prático para comer.
Eles também comem bastante carne de bode, eu experimento todo o tipo de comida, mas sou resistente com carnes diferentes, resolvi me aventurar em um dos restaurantes e experimentei o bode ensopado e o churrasco de bode, a carne estava bem macia e saborosa, se eu não soubesse que era de bode, teria comido tudo, mas mesmo gostando, o efeito psicológico de saber que era de bode falou mais alto e eu não consegui comer tudo, apenas provei, quem sabe em uma próxima oportunidade eu como.
O bolo Souza Leão também é típico e é feito com farinha de mandioca, é bem saboroso.
A coxinha não é típica de Pernambuco, mas é legal pela história, em 1987 dois irmãos gravataenses subiam nos ônibus para vender lanches, com o tempo, as coxinhas foram fazendo sucesso e eles ampliando os negócios, hoje é uma rede de lanchonetes.
Claro que eu tinha que experimentar a coxinha: ela é gostosa para quem gosta de mais recheio do que massa, eu gosto daquela massinha, então não é a minha coxinha favorita, experimentei a clássica de frango e carne de sol.
Rapadura também é um clássico do Nordeste, hoje encontramos rapaduras com vários sabores.
Baião de dois, arroz misturado com feijão e outras coisas, há vários tipos, eu gosto quando tem linguiça e queijo coalho.
Os drinques de lá também são tem nomes bem criativos, geralmente em alusão as sogras.
Caldinhos: tipo uma sopa, mas sem macarrão ou arroz, só o caldo mesmo, achei bem saboroso.
Por ser muito próximo de Maceió, encontrei as bolachas de Maragogi, sim lá é bolacha também, nada de biscoito, uma delícia.
Ainda tem outras comidinhas gostosas: castanhas de caju, bolachinhas feitas com mandioca, queijo coalho, escondidinho, cocada (essa também é clássica), coco amarelo (mais docinho), bolachoes, fruta do conde, jaca e outras delícias.