rosanabtl's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

135 Anos sem escravidão no Brasil.

Parte de um testamento, onde o dono de escravos deixa-os livres após sua morte.Parte de um testamento, onde o dono de escravos deixa-os livres após sua morte.

 

Dia 13 de maio de 1888 é uma data muito importante para nós brasileiros, é a data em que se celebra a Abolição da Escravatura no Brasil, através da “Lei Aurea” assinada pela Princesa Isabel. Estima-se que foram abolidos cerca de 700.000 escravizados. O decreto dessa lei foi um processo de luta dos escravos, da sociedade civil e do movimento abolicionista. O último país do Ocidente a abolir seus escravos foi o Brasil.

Não podemos exaltar a escravidão, mas também não podemos deixar cair no esquecimento tantas injustiças que foram cometidas contra o povo Afro descendentes, que foram arrancados de seu país de origem e de suas famílias, sofreram mal tratos, foram castigados, obrigados a fazerem trabalhos sem nenhuma dignidade e tantas outras injustiças.

Muitos enriqueceram através do trabalho escravo, e quando houve a abolição, estes foram libertos sem nenhuma condição de se manterem, nenhuma forma de recompensa ou medidas para inserir a população negra na sociedade. Esse povo no Brasil continuou e continua sendo marginalizado por muitos, sem-terra, sem educação necessária. A luta continua até hoje contra o preconceito e o racismo.

Na cidade de Pindamonhagaba, SP, Brasil ainda restam algumas construções feitas por mão de obra de escravizados, dentre elas se destacam o Palacete da Palmeira (atualmente Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina) e o Palacete 10 de Julho (atualmente Secretaria de Cultura e Turismo) este último atualmente funciona o “Arquivo Centro de Memórias Barão Homem de Melo”, onde vários documento e fotos da cidade antiga são scaneadas e postadas no site FototecaPinda, para todos erem acesso as informações.

 

Construção de Mão de Obra de Escravos. Onde os Escravos ficavam.Construção de Mão de Obra de Escravos. Onde os Escravos ficavam.

 

Dentre vários documentos aqui arquivados, destacamos um que é o testamento do Sr. Alexandre Marcondes do Amaral Machado, onde deixava liberto seus escravos após seu falecimento em 1978. É um documento extenso, deixo aqui somente a primeira página.

Acho importante valorizar e incentivar o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnica e racial e delatar qualquer forma de abuso de escravidão e preconceito. Escravidão nunca mais, pois somos todos um só.

Pindamonhangaba, SP, Brasil
4 comments
Connect Moderator

Re: 135 Anos sem escravidão no Brasil.

Thank you so much for this post, @rosanabtl 

Remembering, saving the memories is extremely important, especially when we are talking about human right, and highlighting places and people who works to keep the memories alive is important too.

Slavery has unfortunately not disappeared, and remains active in many parts of the world even if in an almost hidden form, disguised as something else.
A de facto slavery, which forces the poorest part of the planet to accept unacceptable working conditions and treatments in the countries where they have gone to seek a better life, to try to help their family. Many of these slaves are women, and that's even sadder.
So thank you, thank you again for talking about it

 

Ermes

Level 8

Re: 135 Anos sem escravidão no Brasil.

Obrigada @ErmesT ! Concordo com você quando diz que a escravidão ainda existe de uma forma oculta. No Brasil mesmo sempre há denuncias de várias formas de trabalho escravo. Mas temos uma Lei que fortalece o direito humano a liberdade.  Fiz essa postagem justamente porque nessa época sempre tem comemorações sobre essa conquista, e acho importante que ela seja divulgada e debatida, afim de promover melhores condições de igualdade racial, étnica, cultural e outras...

Connect Moderator

Re: 135 Anos sem escravidão no Brasil.

Excelente reflexão, @rosanabtl. Eu não conhecia esse local e certamente tem um valor histórico muito grande. É importante sempre lembrarmos que a assinatura da Lei Áurea não foi uma benece do governo imperial, mas uma conquista a dura lutas. Aliás, a assinatura de seu quando o Governo já não tinha mais como sustentar a escravidão no Brasil. Que seja sempre um momento de reflexão para que atrocidades como essas jamais aconteçam. 

Level 6

Re: 135 Anos sem escravidão no Brasil.

@AlexandreCampbell @rosanabtl @ErmesT 

The struggle is not over yet. Hidden forms of slavery are all over the place in the Middle East. I fully support your courageous efforts to create awareness of our history and the world around us today. Google Maps did not exist a hundred fifty years ago. Today we're privileged to have such an effective tool in the fight for human dignity and freedom. Thank you Rosa! Thank you Alexandre!

Ben Camel, Cyprus

Life is traveling and writing about it.