rosanabtl's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

As Bibliotecas e a Internet

 

Novo layout da biblioteca para tender melhor o públicoNovo layout da biblioteca para tender melhor o público

 

Olá Companheiros do Connect!

 

Trabalhei muito tempo em uma biblioteca num Projeto de Inclusão Digital que ficava em uma sala próxima ao grande salão cheia de estantes abarrotadas de livros. Acompanhei de perto a migração das pesquisas escolares em livros para as pesquisas na internet e os trabalhos de casa feito no computador.

O que no inicio as filas eram pra pegar um livro para copiar, estudar ou tira cópia (xerox), foi rapidamente se deslocando para um lugar na fila para ficar 30 minutos na frente de um computador conectado a internet. 

No passado ter uma enciclopédia, Delta Larousse, Barsa entre outras, na estante da sala era sinal de ostentação e somente para os mais abastados isso era possível. Hoje nossas salas geralmente tem uma imponente smart tv.

 

Biblioteca com poltronas confortáveis para o público.Biblioteca com poltronas confortáveis para o público.

 

Os tempos mudaram e a tecnologia avançou muito rápido, temos na palma de nossa mão com apenas um click , uma boa conexão de internet e um celular, todas as informações que precisamos. O celular se tornou ferramenta indispensável em nossas vidas, nos ajudam no nosso serviço, nas comunicações, serviços bancários... É uma lista infinita de aplicativos e sites que fazem parte de nosso cotidiano.

 

Me lembro que quando criança viajava nas fotos dos livros de geografia e história e crescia uma vontade ardente de conhecer cada local. Hoje em dia com o Google Maps, passeio por ruas, entro em restaurantes, lojas, hóteis, vejos as avaliações. Ainda é latente em mim a vontade de conhecer cada canto desse mundo, mas como sei que isso não é possível, esse sentimento se acalante ao obter conhecimento através da tela.

 

Novo lauout para o público.Novo lauout para o público.

 

E as bibliotecas como ficam nessa nova era tecnológica? É fato que o movimento nas bibliotecas cairam muito desde então, que o empréstimo de livros também teve uma grande queda. Uma biblioteca local chamada Biblioteca Ver. Rômulo Campos D"Arace mudou de local e todo o seu layout para poder se tornar mais convitativa e confortável para seus usuários, oferece vários cursos gratuitos como dança, música, artesanato e oficinas de leituras para atrair mais pessoas. Conversando com a bibliotecária do local me informou que essas ações, "melhorou e muito o movimento, que as pessoas quando vão até lá se sentem acolhidos e desfrutam do local como se a leitura fosse realmente um momento de lazer".

 

Computador com acesso a internet para o público.Computador com acesso a internet para o público.

 

Não podemos esquecer que para o conhecimento chegar até a evolução de hoje, muitas coisas foram passadas oralmente através da ancestralidade, ou por meios de desenhos e sinais, depois pela escrita até alcançarmos o nível da Inteligência Artificial. Posso afirmar com certeza que um pouco do que sou hoje é em decorrência dos muitos livros que li.

 

Para você minhas saudações de alegria e paz.

 

Pindamonhangaba, SP, Brasil
6 comments
Level 9

Betreff: As Bibliotecas e a Internet

@rosanabtl eine schöne Zusammenfassung der Zeitenwende.

Ich habe auch viele Bücher gewälzt und Ansichtskarten von vielen Orten der Welt gesammelt.

Unsere Bücherei bietet viele Aktionen um vor allem Kinder für Bücher zu interessieren.

Level 8

Betreff: As Bibliotecas e a Internet

@Annaelisa agradeço por expressar seu ponto de vista. 

Minhas saudades de alegria e paz 😍😍😍

Level 9

Betreff: As Bibliotecas e a Internet

@rosanabtl 

Ich auch , aber wir müssen immer das Beste daraus machen 😘

Connect Moderator

Re: As Bibliotecas e a Internet

l Nice trip down memory lane @rosanabtl 

All photos are impressive, and I'd love to go to such a library even today! 👍

Level 8

Re: As Bibliotecas e a Internet

Ola´@Tushar_Suradkar ! 

Agradeço por seu comentário. Realmente ficou um local muito agradável.

Minhas saudações de alegria e paz!

Level 8

Re: As Bibliotecas e a Internet

@rosanabtl Wow such a wonderful library and the place interior decoration gives calmness and the environment is really drive us to concentrate on studying the coaching and wall art is very productive item which motivates for concentrates,Thank you for sharing with us!

Praniket More || " Having a hobby is sweet for your psychological state – Chanakya " ||

My Insta||My Post Gallery|| Hex sticker design competition winner